Português Italian English Spanish

Vida Vegana: 22 de março, Feliz aniversário PETA!

Vida Vegana: 22 de março, Feliz aniversário PETA!

Data de Publicação: 22 de março de 2020

Ângela Brito - jornalista, professora de yoga e ativista vegana. 

Instagram: @angela.britoveg

           22 de março, Feliz aniversário PETA!

Hoje, 22 de março, a PETA - Pessoas pelo tratamento ético dos animais - completa 40 anos. Para quem não conhece, é uma das maiores organizações em defesa dos animais no mundo. Vale ressaltar que, ao falarmos de defesa dos animais, estamos nos referindo ao veganismo. Muitos se intitulam defensores dos animais, mas quem os defende de fato, não os come. Portanto, vamos ser honestos aqui: existem os defensores de todos os animais (veganos) e os defensores dos animais domésticos, restritos a cães e gatos, por vezes silvestres.

A PETA nasceu pelas mãos dos ativistas Ingrid Newkirk e Alexander Pacheco, em Norfolk, no estado americano da Virgínia, onde hoje conta com uma sede com mais de cem funcionários, todos veganos.

A ONG concentra sua atenção em quatro áreas com o maior número de animais em sofrimento intenso por maiores períodos de tempo, são elas: laboratórios, fazendas industriais, comércio de roupas e indústria de entretenimento.

Com o lema "animais não são nossos para comer, vestir, usar em experiências ou para entretenimento", a PETA já esteve a frente de centenas de ações importantíssimas, fazendo a diferença no mundo e ajudando na construção da nova Terra. A primeira, em 81, foi a libertação de 17 macacos em experimento científico. O caso foi parar na Suprema Corte Americana, sendo a primeira ação de direito dos animais dos EUA.

 

 

Cão com distrofia muscular no laboratório da Universidade Texas A&M

 

 

Pela amplitude de escopo na luta, que vai dos laboratórios aos nossos pratos, dos circos aos pseudo esportes covardes como a pesca, é difícil descrever tudo que a PETA faz. São ações simultâneas e incansáveis por seres absolutamente indefesos em todo o globo terrestre.  Como comprar ações da Louis Vuitton para acabar com o uso de peles.

Este mês, por exemplo, a organização está exibindo no exterior dos ônibus na cidade de Austin, capital do Texas, o apelo para a campanha pelo fim dos experimentos com cães dentro dos laboratórios da Universidade Texas A&M, uma das mais importantes do país, onde são criados cães para terem distrofia muscular proposital. Totalmente sem sentido, cruel e fatal. A campanha é liderada pelo ator Casey Affleck, que adotou um cãozinho em sofrimento.

Hoje a PETA conta com 2 milhões de membros ao redor do mundo, gerando uma fortuna que permite as bem sucedidas ações. Mas, como bons arianos que são, também se envolvem em polêmicas, como ao defender a eutanásia animal em situações extremas de sofrimento - O que eu concordo.

Fico envaidecida com o dia de nascimento da PETA, pois é o meu também: 22 de março!  Então, feliz aniversário pra nós. Que Deus continue nos dando forças para lutar pela libertação de nossos irmãozinhos animais. E viva o veganismo, esta abençoada filosofia de vida que nos une numa só voz por aqueles que não têm.