Português Italian English Spanish

Wesley Machado: 88 anos de Ziraldo e 40 anos do Menino Maluquinho

Wesley Machado: 88 anos de Ziraldo e 40 anos do Menino Maluquinho

Data de Publicação: 24 de outubro de 2020 11:31:00

Wesley Barbosa Machado - Fã da trilogia "De volta para o futuro"; apaixonado pela história de Campos dos Goytacazes-RJ; jornalista convicto; colecionador de livros sobre o Botafogo; e compositor musical eclético.

jornalistawesleymachado@gmail.com


 

 

88 anos de Ziraldo e 40 anos do Menino Maluquinho

Este sábado, dia 24 de outubro de 2020, marca o aniversário de 88 anos do cartunista Ziraldo Alves Pinto, que nasceu em Caratinga, Minas Gerais. Nesta mesma data, no ano de 1980, era lançado o livro de maior sucesso de Ziraldo, "O Menino Maluquinho", que foi traduzido para diversas línguas, publicado em vários países e adaptado para o teatro e o cinema.

Antes de fazer sucesso com "O Menino Maluquinho", Ziraldo já havia publicado a primeira história em quadrinhos brasileira, "A turma do saci pererê"; e o livro infantil "Flicts" na década de 1960, época da ditadura militar no Brasil e quando ele participou do jornal de oposição ao regime militar, "O Pasquim".

Ziraldo começou a gostar de desenhar na infância, quando teve contato com gibis. Sua casa também tinha muitos livros do seu pai, o que o fez decidir criar suas próprias histórias em quadrinhos, que passou a vender quando foi trabalhar no Rio de Janeiro após se formar em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais aos 25 anos. Trabalhou na Revista Cruzeiro e em diversos jornais.